Festas infantis: Dicas e sugestões para festas saudáveis

Dia de festa é sempre dia de alguns excessos mas há coisas que podemos fazer para ter opções saudáveis e igualmente deliciosas nas nossas festas infantis. Vão ver que as crianças vão adorar! 

Os dias de festa têm sempre alguns excessos  e é natural que aconteçam. No entanto, onde abundam doces, abundam níveis de açúcar e calorias. 

Por vezes, quando há muita quantidade de doces, as crianças podem, numa só festa, consumir o equivalente às suas necessidades diárias de açúcar. 

Como não queremos que as nossas crianças fiquem mais agressivas ou com dificuldades de concentração — que podem ser efeitos colaterais do excesso deste nutriente, queremos mostrar que existem opções mais saudáveis e igualmente deliciosas para festas infantis.  

 

O que podemos fazer para tornar as festas infantis mais saudáveis?  

Na preparação do evento:  

  • Ler atentamente os rótulos com a informação nutricional (geralmente, na parte de trás da embalagem); 
  • Evitar produtos ricos em gorduras (saturadas, açúcar ou sal) — consumidos em excesso podem provocar o desenvolvimento de doenças crónicas com a diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.  

Dica: Envolver as crianças no processo de preparação da festa e confecção dos pratos simples e decoração do espaço, faz com que ganhem noção do que precisam para fazer escolhas mais saudáveis e conscientes.  

 

Uma ementa mais saudável: Ideias salgadas 

Pizzas caseiras e equilibradas 

Com vegetais, reduzindo a gordura e o sal e com uma base de farinha integral (aumenta muito as fibras e é mais saudável). 

Sandes com vegetais 

Nas típicas sandes de fiambre/queijo acrescentar sempre um vegetal, como a alface, cenoura, tomate, entre outros. Relativamente ao pão, quando mais sementes e mais escuro, melhor (prolonga a saciedade)!  

Patês caseiros 

Substituir a maionese por queijo fresco, quark ou iogurte natural. 

Batatas fritas caseiras com casca 

Têm muito mais fibra! Se optarmos por fritas, devemos deixá-las escorrer bem. Mas, se preferirmos evitar os fritos, outra opção deliciosa são as batatas com casca no forno. Vamos partilhar a receita: 

  • Dar uma pequena fervura nas batatas inteiras com pele; 
  • Cortar os gomos e dispor num tabuleiro; 
  • Polvilhar com alecrim e regar com um ligeiro fio de azeite; 
  • Levar ao forno e deixar tostar. 

 

Salgadinhos no forno 

Caso não consigamos dispensar os tradicionais salgadinhos, também podemos fazê-los no forno em vez de os fritar. 

 

Uma ementa mais saudável: Ideias doces  

Espetadas de fruta  

Para tornar a coisa mais alegre podemos ter as espetadas de fruta e fazer uma fonte de chocolate. No entanto, uma boa sugestão será colocar um tempo limite para não haver excessos.  

Colocar um tempo limite é fomentar o consumo regrado do que pode ser menos saudável — “de pequenino é que se torce o pepino”! 

Gelados caseiros  

Podemos misturar várias frutas na varinha mágica, por exemplo, morangos congelados com iogurte líquido de morango. Esta mistura vai resultar num gelado super cremoso e prontinho a comer.  

Se preferirmos gelados de gelo, podemos fazê-los a partir de um sumo natural à escolha. Depois, é só colocar em cuvetes (de gelados ou embalagens de iogurte sólidos vazias), enchê-las de sumo de fruta (sem adicionar açúcar) e pôr no congelador. 

Antes de solidificar por completo, podemos colocar um pauzinho de gelado no meio e, por fim, é só desenformar.  

Gelatina  

Dar um toque mais saudável à gelatina é muito simples. Podemos simplesmente cortar pedaços de fruta e adicioná-los à gelatina. Se quisermos algo mais elaborado, podemos fazer barquinhos de gelatina ou gomas caseiras. 

 

Barquinhos de gelatina: 

  • Lavar as laranjas; 
  • Cortar as laranjas a meio; 
  • Espremer o sumo e retirar a polpa, até obter uma casca limpa; 
  • Fazer a gelatina e verter para as cascas; 
  • Levar ao frio; 

Depois de prontas... 

  • Cortar ao meio as cascas cheias de gelatina; 
  • Espetar um palito com uma vela feita em papel. 

 

Gomas caseiras:  

  • Usar 1 pacote de gelatina com sabor à escolha; 
  • Adicionar 35 gramas de gelatina em pó incolor em 200mL de água a ferver; 
  • Dissolver o preparado; 
  • Colocar num tabuleiro e pôr no frio. 

Depois de frio... 

  • Cortar em quadradinhos pequenos. 

 

Bolo de aniversário  

Festa que é festa tem de ter bolo! Então se for aniversário, o bolo de aniversário é indispensável. Mas, será que o podemos tornar mais saudável? Podemos sim!  

Preparar o bolo de aniversário em casa: 

  • Substituir a gordura da receita por azeite e reduzir a quantidade (o azeite tem um sabor mais intenso); 
  • Trocar o leite gordo/meio gordo por leite magro; 
  • Reduzir a quantidade de açúcar (na maioria das receitas conseguimos reduzir até metade); 
  • Acrescentar fruta para tornar o bolo mais húmido e fofo (a maça fica muito saborosa). 

 

Uma ementa mais saudável: Ideias para beber  

Sumos naturais 

Sumos naturais 100% de fruta e sem adição de açúcar são uma excelente alternativa saudável aos refrigerantes e néctares que, na maioria dos casos, têm muita adição de açúcar e pouca percentagem de “sumo verdadeiro” (pode rondar apenas os 50%).  

Para evitar a compra destes produtos com pouca fruta, o ideal é ler os rótulos e verificar a percentagem utilizada. 

Batidos de fruta  

Fazer batidos de fruta para festas é super saboroso e mega simples! Basta colocar leite ou iogurte líquido magro no liquidificador com fruta a gosto, acrescentar 3 bolachas tipo Maria ou uma mão cheia de cereais, triturar tudo et voilá!  

Para tornar mais giro, podemos servi-los em copos altos com uma folha de hortelã a decorar. 

Águas aromatizadas  

Esta é a mais fácil de todas! Só precisamos de juntar cascas de laranja ou limão, ervas como a hortelã ou o mangericão (ou outras a gosto) e acrescentar um pau de canela.  

Se quisermos que fique tchanan é colocar estas águas bem frescas em jarras ou outros recipientes transparentes.  

Outra ideia: para aproveitar bem os benefícios da água aromatizada, o melhor é prepará-la em casa e, assim, também podemos fazer cubos de gelo com fruta. 

Dica:

Como “os olhos também comem” e a apresentação é um fator-chave para o sucesso das alternativas saudáveis que vamos servir, o melhor é fazer várias combinações e dispôr a mesa de forma a criar “manchas de cor”.  

 

Últimos lembretes:  

As festas podem ser um excelente sítio para praticar uma atividade física ou pedagógica ao ar livre, como por exemplo: 

  • Um piquenique num jardim público com gincana ou peddy paper
  • Uma partida de futebol, jogo das escondidas ou brincadeiras tradicionais (saltar à corda, ao elástico, jogar ao pião, saltar ao eixo, entre outros); 
  • Jogos pedagógicos como degustação de frutas e legumes de olhos vendados, descobrir os cheiros e muitas outras atividades.  

 

No fim da festa: 

Ter atenção ao saquinho dos doces — podemos optar por presentear os nossos convidados com livros sobre a importância da alimentação ou com desenhos de frutas e legumes para colorir!  

Atenção que tudo isto não quer dizer que devemos abolir por completo os bolos e doces das festas, devemos fazer tudo com peso e medida, afinal dia de festa é dia de festa!