Sensibilizar para o Consumo Consciente


Redução do desperdício alimentar
Unidos Contra o Desperdício
A Missão Continente associou-se ao movimento cívico nacional Unidos Contra o Desperdício, criado para combater o desperdício alimentar. Uma tarefa cada vez mais urgente:
Nascido em 2020 (no Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar), o movimento Unidos Contra o Desperdício projeta um conjunto de ações para impactar e consciencializar a sociedade sobre o desperdício alimentar.

Outras entidades fundadoras:
AHRESP, APED, APLOG, Lisboa Capital Verde Europeia 2020, CAP, CIP, CNCDA, Zero Desperdício e Refood
Ao associar-se ao Unidos Contra o Desperdício, a Missão Continente pretende contribuir para os objetivos descritos no manifesto do movimento:
- Tornar habitual o aproveitamento de excedentes
- Alertar para perdas e desperdícios
- Incentivar e facilitar a doação das sobras
- Promover o consumo responsável
Caixas de frutas e legumes Zer0% Desperdício
Com o objetivo de prevenir a quebra, o Continente desenvolveu caixas de 5 Kg com frutas e legumes (à venda por apenas 0,50€/Kg) que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo.
+ de 40 ton
de fruta e legumes / ano
salvas do desperdício
Evitar o desperdício
de 1.000 toneladas de
fruta e legumes


Como funciona?
As frutas e legumes das Caixas Zer0% Desperdício são cuidadosamente selecionados pelos colaboradores de loja.
São “resgatados” apenas os produtos que continuam a corresponder aos padrões de qualidade e frescura da marca, mas que estão prestes a perder o valor comercial por razões estéticas.
As caixas são colocadas à venda consoante a disponibilidade de stock de cada loja, na zona de frescos.
Combater o desperdício em várias frentes

Gamas de saladas de fruta
Reduzimos a gama de saladas de frutas de fornecedor e reforçámos a gama de saladas feitas em loja.
Desperdício evitado:
Snacks de fruta desidratada
Criados a partir do desperdício gerado na produção de maçãs e peras IGP (Indicação Geográfica Protegida).
Desperdício evitado:


Sumos naturais
Feitos 100% a partir do sumo espremido de maçãs de Alcobaça, sem adição de açúcar ou água.
Doação de excedentes alimentares
Faz parte do dia a dia das lojas Continente o reaproveitamento e redistribuição de bens alimentares:
- Junto de instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais
- Junto de colaboradores nas áreas sociais das lojas e entrepostos


Etiquetas cor-de-rosa
Estratégia implementada há mais de 10 anos nas lojas Continente, as etiquetas cor-de-rosa são rótulos inteligentes de depreciação que comunicam uma redução de preço em produtos que se aproximam do fim do prazo de validade. Um sistema que evita o desperdício e oferece, simultaneamente, benefício económico ao cliente.
Banana Solteira
Projeto resultante da colaboração entre Continente e Bagga. Permite combater o desperdício de bananas retiradas dos cachos e deixadas soltas nas lojas Continente.

Economia Circular: dar nova vida aos produtos
A Economia Circular tem como objetivo combater o desperdício e consiste no processo de transformar produtos em fim de vida, através da reutilização, recuperação ou reciclagem.
O Continente continua a promover a transformação de alguns excedentes de frutas e legumes, dando-lhes uma segunda vida e acrescentando valor. A gama de doces e chutneys, o Panana e a Bread Beer são exemplos de produtos diferenciadores e os primeiros a serem confecionados a partir dos excedentes das lojas.
Projeto LIFEFood Cycle: inovação para gerir quebras de loja
O LIFEFoodCycle é um projeto de desenvolvimento de uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos excedentes das lojas. O objetivo é melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar e combater o desperdício.
Com a nova plataforma, as lojas Continente poderão gerir as suas quebras de forma digital. Conseguiremos, assim:
Otimizar a doação a instituições de solidariedade
As doações solidárias já existem há mais de 20 anos e decorrem durante todo o ano. Todas as lojas têm parceria com várias instituições locais de apoio social ou animal para doação de excedentes alimentares. Através desta evolução digital, o LIFEFood Cycle aumentará a eficiência do processo de doação e o total da quebra reaproveitável para as instituições.
Vender produtos a parceiros comerciais (B2B)
A futura plataforma permitirá também a venda de produtos alimentares em risco de quebra, que perderam o seu valor comercial, por um preço que se prevê mais baixo do que nas lojas físicas.
Um projeto pioneiro e inovador a nível europeu...
- Desenvolvido em consórcio com a Phenix (startup europeia anti-desperdício)
- Cofinanciado em 55% pelo programa LIFE da União Europeia (instrumento de financiamento europeu para o ambiente e ação climática)
- Continente é a primeira marca a deter uma plataforma digital de gestão de doações e venda de excedentes.
Clube de Produtores Continente

O Clube de Produtores Continente (CPC) é uma estrutura de apoio à produção agrícola e agropecuária portuguesa, criado em 1998 para aproximar a Sonae MC aos produtores nacionais de Norte a Sul do país, Açores e Madeira.
A sua missão é promover os produtos nacionais de acordo com elevados padrões de qualidade e segurança, apoiando os seus produtores de forma consistente e estruturada.
Um trabalho de parceria, com suporte em conhecimento técnico-científico, em que todos ganham:
- Uma via garantida para os produtores escoarem a sua produção
- Promoção do setor agrícola e agropecuário nacional, criando emprego, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos ambiciosos, inovadores e de indiscutível mais-valia económica e social para o país
- Garantia da oferta de produtos nacionais de excelência que respeitam as melhores práticas de produção e alinhados com as tendências de consumo
- O apoio à produção local e a produtores de pequena escala permite ainda ter nas lojas Continente uma oferta de “Produtos da Região”
O Clube de Produtores Continente em números
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256 membros organizações de produtores, agricultores individuais e pequenas empresas familiares
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11.000 postos de trabalho indiretos
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+ de 200.000 hectares de área produtiva nacional
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350 M€ e compras feitas à produção nacional
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= 206.000 ton
de produto nacional
Em tempos de Covid-19, ajudar a produção nacional
Para apoiar no escoamento de produtos numa altura de emergência e de decréscimo de atividade, o Clube de Produtores Continente tomou várias medidas.
O maior Projeto Nacional de Aquacultura
Em parceria com uma empresa nacional de aquacultura, a Sonae MC vai comercializar mais de 900 toneladas de dourada do Algarve nas lojas Continente, reforçando assim a sua proposta de valor de peixe fresco nacional. Com um investimento de 25 milhões de €, até 2022, o maior Projeto Nacional de Aquacultura localizado em mar aberto perto da Ilha da Armona (Olhão), destina-se, principalmente, ao abastecimento das lojas Continente.
Portugal está entre os países em que o consumo de peixe é mais relevante e cada português consome, em média, 57 Kg de pescado por ano. No entanto:
- O mercado nacional tem ainda uma baixa autossuficiência, apenas 33%
- 93% das compras de aquacultura são importadas
A nossa aposta na produção nacional por aquacultura permitirá:

A aquacultura é uma alternativa sustentável
- Garante a estabilização de sobre-exploração de stocks selvagens
- Garante maior controlo sobre a qualidade do peixe produzido
- Garante menor impacto ambiental face a outros setores de produção animal
- Garante uma melhoria constante nos processos de produção e eficiência de recursos
O pescado sustentável como prioridade
A SONAE MC foi, em 2010, o primeiro grupo de retalho alimentar do país a adotar uma política de sustentabilidade do pescado. Mantemos a liderança e o compromisso com esta política, que estabelece princípios para proteção das espécies e stocks de pescado ao longo da cadeia de valor.
Somos também pioneiros na utilização do Traffic Light System, um código de cores que dá a conhecer publicamente o impacto ambiental decorrente das pescas nas espécies comercializadas ao longo do ano.
