Cuidar da Comunidade interna


Programa “Somos Sonae”
O Programa “Somos Sonae” foca-se no apoio à recuperação de situações de dificuldade económica e/ou social, em áreas como a gestão da economia familiar, apoio económico e jurídico, entre outros.
Esta iniciativa ajuda a reestruturar e capacitar a autonomia dos colaboradores que se encontram em situação mais vulnerável. Em 2020, o programa foi reforçado, incluindo um novo eixo dedicado à prevenção e intervenção em casos de violência doméstica, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.


Movimento "Improving Our Life"
São milhares os colaboradores da Sonae MC que já beneficiaram do movimento “Improving our Life”.
Em 2020, foram concretizadas várias ações:

Diversidade e inclusão
Desenvolvimento de uma campanha interna com o objetivo de sensibilizar para a problemática da Igualdade de Género.
Contámos com os rostos das nossas colaboradoras como embaixadoras da campanha.
Future Leaders @Retail
Em 2020, apostámos mais do que nunca no talento interno, contribuindo para o seu desenvolvimento e valorização.
A 5ª edição do Future Leaders @Retail, o programa de preparação dos futuros líderes do retalho da Sonae MC, focou-se exclusivamente em candidaturas internas, dando esta oportunidade a 37 colaboradores.
Qualifica
Iniciativa que visa concretizar parcerias com Institutos Superiores Politécnicos no âmbito de TeSP e Mestrado.
Foi também desenvolvida uma campanha interna de sensibilização para a importância do long life learning, usando os testemunhos de colaboradores de edições prévias como rostos do programa.
2.600 colaboradores inscritos no Qualifica
Mestrado em Logística
Através de uma parceria entre a Sonae MC e o Instituto Politécnico de Setúbal, foi criado o Mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Reforça-se, assim, a importância de aproximar o meio académico ao meio profissional, e a aposta na formação ao longo da vida.
25 Vagas totalmente preenchidas por colaboradores na 1ª edição do mestrado
Programa “Better Return”
Implementação de um programa de boas-vindas para o regresso dos mais de 2.500 colaboradores que estiveram em teletrabalho durante o primeiro confinamento. O programa incluiu formação, comunicação e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI).
Logística Solidária
Implementação de iniciativas de apoio com vista à promoção do bem-estar dos colaboradores e das suas famílias:
700 kits de material escolar para filhos de colaboradores no regresso às aulas em setembro 2020
+ 2.000 famílias de colaboradores da Logística apoiados com produtos alimentares e não alimentares disponíveis a preços simbólicos antes do Natal
Linha interna COVID
Implementação de uma linha interna de apoio, despiste, encaminhamento e monitorização de situações relacionadas com a Covid-19. Disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, para os colaboradores da Sonae MC.
G10 Telemóveis
Extensão do plano de comunicações Sonae MC com atribuição de um smartphone e de um kit com plano de voz e dados para todos os colaboradores, num universo de mais de 19 mil pessoas.
Benefícios para as Áreas Sociais
No combate ao desperdício alimentar, todos os dias as áreas sociais das lojas e entrepostos disponibilizaram produtos alimentares excedentes aos seus colaboradores. Estes produtos podem ser consumidos durante o horário laboral, permitindo poupanças de custos com a alimentação e evitando o desperdício de alimentos em boas condições de consumo.