Perguntas Frequentes

Escola Missão Continente

O que é a Escola Missão Continente?

A Escola Missão Continente é um Programa Educativo no âmbito da política de responsabilidade social da MC, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Alimentação Saudável, do Consumo Consciente e Estilo de Vida Ativo.
No ano letivo de 2023/2024, o Programa abrange turmas de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira.

Quais os objetivos da Escola Missão Continente?

Através de uma dinâmica ao longo do ano letivo, composta pela disponibilização de conteúdos, desafios e passatempos, pela realização de visitas no terreno, sessões virtuais e por outras componentes, o Programa tem como objetivo promover os bons hábitos junto dos alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação e famílias.

Quem pode inscrever-se na Escola Missão Continente?

As inscrições estão abertas a todas as turmas da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mas com vagas limitadas. Para se inscrever uma turma, basta o professor preencher o formulário de intenção de inscrição ou entrar em contacto com o serviço pedagógico (213 153 066). A inscrição será posteriormente validada.

Uma escola pode inscrever mais que uma turma?

As Escolas podem inscrever todas as turmas que desejarem. Devem preencher e submeter um formulário de inscrição por turma.

Quantas turmas pode um Professor inscrever?

Cada Professor pode ser responsável por mais de que uma turma inscrita, desde que no mesmo Agrupamento.

Existe algum custo associado à inscrição ou participação no Programa?

Não existem quaisquer custos associados à inscrição no Programa, nem para aceder às atividades, nem para submeter trabalhos aos desafios lançados.

Existe algum apoio financeiro associado à inscrição ou participação no Programa?

Não existem apoios financeiros associados, nem para aquisição de materiais, nem para deslocações de Alunos e Professores. Esses encargos são da responsabilidade da Escola.

O que acontece depois de me inscrever na Escola Missão Continente?

Após inscrição no Programa, o Professor responsável passa a ter acesso à área reservada na página da Escola Missão Continente, onde vai encontrar atividades educativas, desafios, materiais lúdico-pedagógicos, propostas de visitas no terreno, sessões virtuais e de apoio aos professores, para trabalhar e implementar as temáticas na(s) sua(s) turma(s).

Quais as funções do Professor responsável?

O Professor responsável é o representante da(s) turma(s) inscrita(s) e consequentemente será a pessoa de contacto para o lançamento de atividades e desafios, assim como a pessoa que deverá submeter os trabalhos dos desafios e marcar e coordenar eventuais visitas.

Ao inscrever uma turma, o Professor está a comprometer a mesma a participar em todas as atividades e desafios?

Não, a participação é livre, mas encorajada. Ao inscrever a turma, o Professor habilita a mesma a participar no Programa Educativo e nas atividades propostas. Isto é, não fica obrigatoriamente inscrito nas atividades e desafios lançados. Participa apenas se o pretender fazer.

Como pode a turma participar num desafio?

Cada desafio tem um regulamento e um formulário de submissão próprio, a preencher pelo Professor Responsável. Estes serão divulgados aquando do lançamento do desafio, quer na área reservada, quer por newsletter enviada ao Professor.

São aceites e avaliados trabalhos enviados fora de prazo?

A avaliação dos trabalhos segue um processo composto por vários membros de Júri, com prazos de análise previamente estabelecidos, pelo que o envio de trabalhos fora de prazo não é aconselhável. Contudo, sabemos que por vezes surgem imprevistos. Se porventura tal acontecer, contactem o Serviço pedagógico escola@missaocontinente.org e confirmem se na data em questão o trabalho poderá ainda ser considerado.

Como pode uma turma receber a visita Embaixador na escola?

A visita Embaixador está reservada às primeiras 300 Turmas do 1º CEB inscritas no Programa; às primeiras 100 turmas da Educação Pré-escolar. Se a escola tiver mais do que uma turma inscrita, apenas uma poderá receber a visita, ou mais do que uma, desde que o número total não exceda os 30 alunos. A turma será identificada pelo Professor responsável.

O que são os kits da Visita Embaixador?

A turma do Pré-escolar e 1º CEB que recebe uma visita Embaixador vai receber um kit Aluno, até 30 kits. Estes servem de apoio à visita e é composto por materiais lúdico-pedagógicos. A Escola também recebe um kit, assim como o Professor responsável.

Como pode uma turma ir visitar uma loja?

Qualquer turma (até 30 alunos) do 1º CEB inscrita pode inscrever-se numa visita a uma loja Continente, com a limitação de uma visita por escola, e duas visitas por loja. A aceitação, data e hora da visita estão sujeitas à aprovação da própria loja proposta pela escola.

A visita à loja tem uma componente comercial?

Os principais objetivos da visita são dar a conhecer a organização de um supermercado, reforçar a importância das frutas e legumes e outros alimentos que compõem uma alimentação saudável. Ao longo da visita, também é explorado o semáforo nutricional e boas práticas relacionadas com a sustentabilidade. Nesta abordagem são apresentados alguns produtos numa lógica de apoio visual às mensagens partilhadas e para aprendizagem de leitura de rótulos e não numa lógica de incentivo à compra.

Como pode uma turma ir visitar um Produtor do Clube de Produtores?

As visitas aos Produtores do Clube de Produtores Continente estão limitadas a 60 visitas por ano letivo, sendo que cada turma se pode propor a esta visita. A aceitação, data e hora da visita estão sujeitas à aprovação do Produtor e do Serviço Pedagógico do Programa.

Como funciona a área reservada?

Após o log in, o professor será encaminhado para a sua área reservada. Aqui, encontra vários separadores: Agenda - onde de um modo geral tem acesso ao plano de atividades do ano letivo; Desafios - onde poderá consultar os desafios a decorrer e os desafios já fechados, e onde terá acesso, nomeadamente, ao regulamento e ao formulário de submissão; Documentos - onde serão compilados todos os documentos relevantes para o desenvolvimento das atividades;  Questionários - onde poderá responder a questionários de satisfação sobre diversos momentos do Programa e FAQs onde respondemos às principais questões.

Onde posso atualizar os meus dados?

Para alterar os seus dados basta iniciar sessão no site Missão Continente e no menu da área reservada selecionar a opção "Dados Pessoais", onde pode alterar a imagem de perfil, nome, email, contacto telefónico, entre outras informações.

Como posso eliminar os meus dados?

Enquanto titular de dados pessoais, poderá, a todo e qualquer momento, retirar o consentimento que nos tenha prestado para qualquer tratamento, bem como exercer os seus restantes direitos em matéria de proteção de dados – direito de acesso, direito de retificação, direito de apagamento, direito de limitação, direito de portabilidade e direito de oposição – através do envio de e-mail para o seguinte endereço eletrónico: dadospessoais@sonaemc.com