Sabiam que para crescermos fortes e saudáveis devemos comer pelo menos 5 refeições por dia? São essas refeições que vão manter a nossa energia sempre em alta!
Vamos descobri-las?
- Pequeno-almoço
- Lanche (meio da manhã)
- Almoço
- Lanche (meio da tarde)
- Jantar
Mas, o que devemos então comer nessas refeições?
Pequeno-almoço
O pequeno-almoço é a primeira e mais importante refeição do dia. Os alimentos que escolhemos nesta refeição devem ser ricos em energia para começarmos logo bem o nosso dia!
Uma sugestão de pequeno-almoço completo e equilibrado poderá incluir leite ou iogurte, uma peça de fruta, pão ou cereais. Se forem integrais ainda melhor!
Podemos também pedir ajuda aos pais para preparem um pequeno-almoço reforçado e cheio de energia!
Dica: Nunca devemos sair de casa sem tomar o pequeno-almoço, sobretudo em fase de crescimento! Caso não tenhamos fome logo de manhã, devemos ir comendo poucas quantidades, por exemplo, só um iogurte. Depois, faseadamente, devemos ir habituando o corpo aos restantes alimentos para começarmos a ter fome logo de manhã.
Almoço e jantar
Passamos agora para as nossas refeições principais, o almoço e o jantar. Por serem as nossas maiores refeições, devemos comer mais.
Devemos dividir estas refeições em diferentes porções segundo a nossa Roda da Alimentação Mediterrânica.
Dica: Não nos devemos esquecer de comer sempre a refeição com uma sopa de legumes, beber água ao longo do dia e escolher fruta para sobremesa!
Lanches a meio da manhã e da tarde
Estas “mini refeições” também são muito importantes porque nos ajudam a não ficar tantas horas sem comer.
Caso não tenham ideias saudáveis para estes lanchinhos, temos aqui umas sugestões:
Dica: Além de nos ajudarem a não ficar tanto tempo sem comer, estes lanches ajudam-nos a ter energia para poder correr, brincar e estudar sem chegar o cansaço, por isso, é muito importante não nos esquecermos deles!