8 superalimentos portugueses e os seus super benefícios

Os superalimentos portugueses, como mirtilos, couve e abóbora, são verdadeiras fontes de saúde. Incorpore estes alimentos na sua dieta diária!

Superalimentos

Os superalimentos são verdadeiras fontes de saúde. Ricos em nutrientes, são benéficos para o sistema imunitário, saúde intestinal, cardiovascular e não só.

Não existe uma definição técnica ou legislada para "superalimento". A expressão refere-se assim a alimentos cuja composição nutricional (ingredientes e nutrientes) confere mais benefícios para a saúde comparativamente a outros alimentos.

Incorporar estes alimentos na dieta diária não só eleva a sua vitalidade, como também está a apoiar a produção local e sustentável.

Aproveite o poder dos superalimentos nacionais para uma vida mais saudável e equilibrada!

O que são superalimentos?

São conhecidos pela sua elevada densidade nutricional e benefícios para a saúde. Ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais e diversos compostos antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde geral, a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir doenças.

Incorporar estes superalimentos na rotina é uma forma eficaz de aumentar a ingestão de nutrientes sem adicionar muitas calorias.

Em Portugal, existe uma vasta gama de produtos locais que são verdadeiros superalimentos! Porque a nossa Missão também é promover uma alimentação saudável e sustentável, destacamos aqueles que também têm origem nacional e explicamos a importância de consumir produtos locais.

E não se esqueça: estão todos próximos de si, nas prateleiras das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia ou ainda na nossa loja online.

Os benefícios de 8 superalimentos portugueses

1. Mirtilos

Cultivados principalmente nas regiões do Oeste e do Norte, os mirtilos portugueses são conhecidos pela sua qualidade e sabor.

superalimentos portugueses mirtilos

Estes pequenos frutos são ricos em compostos antioxidantes, especialmente antocianinas, que ajudam a proteger o organismo contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, danos na pele e doenças crónicas.

Sabia que os mirtilos parecem apresentar uma capacidade antioxidante 3 vezes superior à dos morangos e das framboesas? Têm alto teor em fibra, são fonte de vitamina C e k e fonte de manganês. Apresentam, ainda, compostos fenólicos e antocianinas, que parecem contribuir para a proteção cardiovascular.

2. Couve

Com baixo valor energético e elevada riqueza nutricional, este alimento é rico em fibra e vitamina C e é fonte de ácido fólico e vitamina A. Além destes nutrientes fortalecerem o sistema imunitário, a couve também é conhecida pela presença de compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante, como a vitamina C. E temos a nossa couve portuguesa, repleta de benefícios e adorada à mesa!

A couve-galega, por exemplo, é utilizada tradicionalmente no caldo verde e uma excelente fonte de nutrientes.

3. Nozes

Produzidas principalmente nas regiões de Trás-os-Montes e do Alentejo, são um snack saudável e fácil de incorporar na dieta.

Alto teor em vitamina B6, acido fólico, manganês, magnésio e fósforo. Fonte de fibra, zinco, ferro e potássio. O consumo de 30 g por dia de nozes está associado a uma melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos.

4. Beterraba

A beterraba é considerada um superalimento devido ao seu perfil nutricional rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. É especialmente benéfica para a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação graças ao seu alto teor de nitratos. Além disso, as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a combater o stress oxidativo e a inflamação, protegendo contra doenças crónicas.

Para além dos benefícios cardiovasculares e de desempenho, a beterraba apoia a saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal e contribuindo para um microbioma saudável.

beterraba

5. Abóbora

Versátil e nutritiva, a abóbora é rica em vitamina A e antioxidantes, benéfica para a visão e para a saúde da pele. As sementes de abóbora também são uma excelente fonte de ferro, zinco, magnésio e fósforo. A boa notícia é que é cultivada em várias regiões do país.

6. Cebola

Com baixo valor energético, a cebola é um alimento rico em fibra e, apesar das quantidades de vitaminas e minerais não serem expressivas, pode-se destacar o seu teor em vitamina C, ácido fólico, crómio, magnésio e fósforo. Adicione na sopa, em saladas ou refogados.

7. Coentros

Muito típicas na cozinha portuguesa, as folhas frescas desta erva aromática são ricas em ferro e vitamina C. Os coentros possuem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa.

Há quem diga que têm algumas propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a melhorar a acidez do estômago. Podem também ser utilizados para aliviar as enxaquecas.

8. Espinafres

Usados em diversas preparações culinárias, são altamente nutritivos porque são ricos em vitaminas A, K e C e ácido fólico. Os seus nutrientes são benéficos para o sistema cardiovascular, para a pele, para o sistema imunitário e para a saúde em geral. 

espinafres

A importância de consumir produtos nacionais e locais

Optar por produtos nacionais e locais não só apoia a economia local, como também reduz a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos.

Além disso, os produtos locais tendem a ser mais frescos e nutritivos, já que passam menos tempo em armazenamento e transporte.

Clube de Produtores Continente e Missão Continente

Incorporar os nossos superalimentos na dieta é uma excelente forma de melhorar a saúde e o bem-estar. Optar por produtos nacionais e locais, como os disponíveis nas lojas Continente, é uma forma sustentável e responsável de consumir alimentos de alta qualidade. Não só apoia a economia local, como também promove um estilo de vida mais saudável e consciente.

Já conhece o Clube de Produtores Continente? Criado em 1998 com o objetivo de apoiar a produção agroalimentar nacional, este projeto garante que produtos nacionais certificados e de alta qualidade estão disponíveis em todas as lojas.

Trabalhamos diretamente com os produtores, oferecendo suporte técnico e ajudando a implementar práticas sustentáveis e inovadoras. Já contamos com a parceria de 340 produtores, representando mais de 570 milhões de euros em compras à produção nacional e 241 toneladas.

Os produtos incluem frutas e legumes, carne, peixe, produtos de padaria e pastelaria, charcutaria, vinho, azeite e mel. Esta parceria assegura que os alimentos que chegam às prateleiras das lojas Continente são nacionais, certificados, sustentáveis e inovadores.

Missão futuro saudável

A Missão Continente quer promover uma sociedade mais equilibrada e sustentável. Com o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), atua em várias frentes para apoiar as comunidades e promover escolhas de consumo responsáveis.

Investimos em programas educacionais, porque acreditamos que é de pequenino que "se aprende a comer pepino". Com o Programa Escola Missão Continente, envolvemos cerca de 100 mil alunos de 873 escolas, promovendo uma alimentação saudável e sustentável desde a infância.

A nossa Missão é construir um futuro melhor e mais saudável, a partir de hoje. E para isso, estamos ao lado das escolas e das pessoas, sublinhando a importância de ter hábitos saudáveis, apoiando a produção local e investindo em práticas sustentáveis. Alinha neste desafio connosco?

Artigo revisto pela nossa equipa de nutrição