Projeto de Literacia Alimentar: inscrições abertas

Até ao dia 30 de setembro, as inscrições estão abertas para as instituições do programa de excedentes da Missão Continente. Conheça os critérios de elegibilidade.

Projeto Literacia Alimentar

A Missão Continente e a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) uniram esforços para criar uma iniciativa dedicada à literacia alimentar.

Este projeto, criado no âmbito da Escola Missão Continente, procura capacitar pessoas oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade económica para escolhas alimentares mais saudáveis, conscientes e informadas, adaptadas ao orçamento familiar disponível.

Projeto de Literacia Alimentar com diferentes sessões pelo país

O Projeto de Literacia Alimentar foi pensado para as famílias que contam com o apoio das instituições que fazem parte do programa de excedentes da Missão Continente.

Conta com um pacote de quatro formações. As sessões, cuja lotação máxima é de 25 pessoas, podem ser acompanhadas pelos profissionais e voluntários que as instituições considerem fundamentais. Vão decorrer nas regiões Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.

Inscrições abertas: instituições podem concorrer

Até ao dia 30 de setembro, as inscrições estão abertas para as instituições do programa de excedentes da Missão Continente. A ação vai decorrer em cinco instituições (uma por cada região).

São elegíveis as associações que atuem em Portugal Continental e que garantam, pelo menos, uma das seguintes respostas sociais: serviço de atendimento e acompanhamento social, ajuda alimentar a famílias carenciadas, centro comunitário, centro de alojamento temporário e refeitório ou cantina social.

A iniciativa Projeto de Literacia Alimentar decorre nas instalações da instituição selecionada ou, se a entidade preferir, num outro local que defina. Importante é que os participantes se sintam familiarizados com o espaço da sessão.

literacia alimentar

São quatro sessões de formação, com uma duração aproximada de duas horas cada. Uma delas terá lugar na loja Continente mais próxima da instituição:

• Módulo 1: planeamento e gestão das escolhas alimentares;
  • Módulo 2: visita à loja para selecionar os alimentos;
  • Módulo 3: ensina a preparação com um workshop;
  • Módulo 4: conclui as sessões de trabalho com prova das refeições.

As entidades interessadas em participar neste Projeto de Literacia Alimentar podem ler aqui o regulamento e inscrever-se através do formulário de candidatura.

Sobre a Escola Missão Continente

A Escola Missão Continente promove a sensibilização para um estilo de vida saudável em comunidades escolares do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Só no ano letivo de 2023/2024, a Escola Missão Continente passou por 873 escolas e contou com 97 214 alunos inscritos e 7 789 professores envolvidos.

No âmbito da promoção de um estilo de vida saudável, disponibiliza aos agrupamentos escolares, ao longo do ano letivo, diversas iniciativas e conteúdos lúdico-pedagógicos.

Da mesma forma, a Missão Geração Saudável pretende estimular as gerações mais jovens a adotarem comportamentos e hábitos que promovam vidas mais saudáveis. Ambas as iniciativas pretendem sensibilizar professores, famílias e crianças para hábitos mais saudáveis e positivos.

As inscrições para o ano letivo 2024/2025 já estão abertas para os docentes interessados, assim como para encarregados de educação que pretendam encaminhar as iniciativas para o professor do respetivo educando.