Como brincam as crianças: diferentes mas iguais pelo mundo

Descubra como é que as crianças brincam pelo mundo! Será que é sempre igual? Dos jogos tradicionais às aventuras, cada cultura traz formas únicas de diversão.

Como brincam as crianças

De Portugal aos países de África, do Japão aos Estados Unidos, de França à Austrália. Será que brincar é sempre igual? Vamos dar a volta ao globo e explorar como brincam as crianças em diferentes partes do mundo.

Entre semelhanças e diferenças, a infância é uma experiência universalmente mágica. E independentemente do local de nascimento, as crianças têm uma capacidade incrível de se divertir e aprender através do jogo.

Que brincadeiras feitas pelo mundo consegue reconhecer na nossa cultura?

Como brincam as crianças pelo mundo: a magia universal da infância

De Portugal até ao Japão, passando pela França, Estados Unidos, China, Austrália, África e comunidades indígenas, as brincadeiras refletem uma rica tapeçaria de culturas e tradições. Embora os jogos e os brinquedos possam variar, a alegria, a criatividade e a curiosidade são universais!

Entre videojogos, jogos tradicionais e aventuras ao ar livre, cada criança encontra a sua própria forma de explorar e aprender. Venha connosco numa viagem divertida e inspiradora pelo universo das brincadeiras que unem crianças de todas as partes do mundo!

Escolhemos alguns locais próximos e outras realidades mais distantes. Vamos ver se encontramos mais diferenças ou semelhanças entre elas?

Como brincam as crianças de Portugal?

Em Portugal, as crianças gostam de misturar e desfrutar tanto de jogos tradicionais como de outros mais modernos. Atividades como o "jogo do lenço", a "macaca" e as "escondidinhas" são populares e não falham nos recreios escolares.

Brincadeiras em parques e praças também fazem parte da rotina e é comum vermos os mais novos reunidos para saltar à corda, jogar futebol ou brincar no baloiço e no escorrega.

Nas festas populares, tão tradicionais da cultura portuguesa, também não faltam atividades de rua. Em cada pequeno pedaço do país, as crianças, seja numa grande cidade ou no interior, criam e participam em várias atividades lúdicas, enquanto dão descanso às tecnologias, que são também adoradas.

Como brincam as crianças no Japão?

No Japão, as crianças adoram jogos tradicionais como o "kendama" (um brinquedo de madeira com um copo e uma bola) e o "karuta" (um jogo de cartas baseado na literatura japonesa).

Como brincam as crianças no Japão

Os parques são locais populares onde as crianças se reúnem para brincar de "tag" (apanhada) e de "shiri-tori" (um jogo de palavras). Os festivais locais também oferecem oportunidades para brincadeiras únicas, com atividades como pesca de peixinhos dourados e baterias de taiko (tambores japoneses).

E em França, como é a brincadeira?

Em França, as crianças desfrutam de uma variedade de jogos ao ar livre, como "cache-cache" (escondidinhas) e "la marelle" (jogo da macaca). As escolas geralmente têm longos intervalos, permitindo que as crianças corram, joguem futebol ou se divirtam noutras atividades de grupo.

Para além disso, muitos parques franceses têm carrosséis antigos e estruturas de playground criativas.

Como brincam as crianças dos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, a brincadeira frequentemente gira em torno de desportos organizados. O basebol, o futebol americano e o basquetebol são muito populares! As crianças também adoram brincar em playgrounds, parques e jardins, com atividades como "tag" (apanhada), "hide and seek" (escondidinhas) e brincadeiras em casas na árvore.

Jogos de tabuleiro e videojogos também são adorados, não fosse este um dos países da tecnologia! A verdade é que os Estados Unidos oferecem mesmo uma ampla gama de opções de entretenimento para os mais novos.

Na China os mais novos brincam assim…

Na China, jogos tradicionais como "jianzi" (uma espécie de pena do badminton que se chuta com os pés) e "tiàopíjīn" (saltar à corda elástica) são comuns entre as crianças.

Nas escolas e parques, atividades como futebol, basquetebol e jogos de apanhada são muito populares.

Os festivais também são tradicionais e um bom exemplo é o Ano Novo Chinês. Nestas ocasiões há muitas oportunidades para brincadeiras específicas da cultura, como as danças de dragão e os lançamentos de papagaios ao ar.

Como é que se brinca na Austrália?

Muito longe de nós, as crianças na Austrália frequentemente desfrutam de atividades ao ar livre, uma vez que o clima é geralmente agradável. Brincadeiras na praia, como construir castelos de areia e fazer surf, são muito comuns.

Jogos como críquete, rugby e "Aussie rules football" (futebol australiano) são bastante populares. As crianças também adoram explorar a natureza, escalando árvores e observando a vida selvagem local.

As crianças indígenas brincam como?

As crianças indígenas, em diversas partes do mundo, mantêm tradições de brincadeiras que se conectam profundamente com a natureza e a cultura das suas comunidades.

Na Austrália, por exemplo, crianças aborígenes podem jogar "gorri", um jogo de precisão com lanças. Na América do Norte, crianças nativas americanas podem participar de jogos como "stickball", um precursor do lacrosse moderno.

Em África a brincadeira é igual?

Em várias partes de África, as crianças participam de jogos como "mancala" (um jogo de tabuleiro tradicional) e "jump rope" (saltar à corda). Brincadeiras com bolas feitas de materiais reciclados são comuns, assim como jogos de corrida e perseguição.

mancala jogo africa

As crianças brincam frequentemente em grupos grandes, favorecendo a cooperação e o trabalho em equipa.

Apesar das vastas diferenças culturais e geográficas, crianças de todo o mundo ainda partilham a alegria universal de brincar. Seja a correr num parque em Paris, a chutar uma bola em Pequim ou a construir castelos de areia em Sydney, encontram sempre formas de aprender sobre tudo enquanto brincam.

Brincar pelo mundo: um pé nas tradições, outro nas tecnologias

Os gadgets tecnológicos mudaram a forma de brincar pelo mundo. Mas a essência da brincadeira permanece a mesma: explorar, aprender e divertir-se.

Mas como é que as tecnologias alteram a forma de brincar nos diferentes países e culturas?

Portugal

Em Portugal, a tecnologia tem um impacto significativo nas brincadeiras das crianças. Videojogos, tablets e smartphones são comuns, com jogos digitais e aplicações educativas para complementar a aprendizagem escolar.

Muitas escolas e famílias incentivam a prática de desportos e brincadeiras ao ar livre, mantendo vivas as tradições culturais.

Japão

No Japão, a tecnologia é parte integrante da vida quotidiana. Videojogos e dispositivos móveis são extremamente populares entre as crianças, que jogam Pokémon e Mario Kart. Robôs e gadgets educativos também são amplamente utilizados.

No entanto, os pais e as escolas incentivam atividades tradicionais, equilibrando a tecnologia com jogos locais e cheios de história.

França

As crianças francesas também têm acesso rápido a consolas de videojogos, tablets e computadores. Jogos educativos e aplicações de aprendizagem são populares.

No entanto, existe uma preocupação crescente com o tempo de ecrã, levando muitas escolas a promover um equilíbrio entre atividades digitais e brincadeiras ao ar livre.

Estados Unidos

Nos EUA, a tecnologia é omnipresente nas brincadeiras infantis e é parte integrante da vida diária. Jogos online, aplicações educativas e plataformas de redes sociais para crianças são amplamente utilizados. No entanto, há um esforço contínuo para promover brincadeiras físicas e ao ar livre.

China

Na China, os jogos online e as aplicações móveis são extremamente populares entre as crianças. Os pais incentivam a utilização de aplicações educativas, mas as autoridades estão preocupadas com o vício em jogos, impondo regulamentações rígidas sobre o tempo de ecrã e o acesso a jogos online.

Austrália

As crianças australianas têm amplo acesso à tecnologia, mas há um forte e crescente incentivo para brincadeiras ao ar livre, como desportos e exploração da natureza.

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Crianças indígenas

Para muitas crianças indígenas, o acesso à tecnologia pode ser limitado. Em comunidades onde a tecnologia é acessível, é frequentemente usada para ensinar línguas e tradições indígenas. Mas nessas culturas a verdade é que muitas brincadeiras ainda são enraizadas nas tradições e no ambiente natural.

África

Em África, o acesso à tecnologia varia amplamente entre regiões urbanas e rurais. Nas áreas urbanas, as crianças têm acesso a computadores e smartphones. Nas áreas rurais, muitas vezes carenciadas, as crianças brincam mais tempo com brinquedos feitos à mão e participam em jogos tradicionais.

A essência de ser criança transcende fronteiras. No coração de cada brincadeira há uma centelha de curiosidade e a alegria de descobrir o mundo. Isto é algo que todas as crianças partilham, independentemente de onde vivem. Brincar é uma linguagem universal que une todas as culturas e celebra a inocência da infância.

Brincar e aprender com a Escola Missão Continente

Brincar não é só uma forma de passar o tempo ou entreter-se. É também uma atividade valiosa que ensina sobre trabalho em equipa, criatividade e resiliência. É a brincar que se descobre o mundo, que se conhece o outro e que se abre portas para muitas aprendizagens.

Porque acreditamos que brincar é uma das atividades mais essenciais da infância, ajudamos a promover uma educação cheia de diversão. Já conhece a Escola Missão Continente? Fique a saber mais e descubra como aprender a brincar é muito mais divertido!